quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Visto Parte 1

Fala ai gente como disse no post anterior, hoje eu vou dizer o processo para tirar o visto de estudante. O visto de estudante e do tipo F-1, ele te da direito a ficar nos Estados Unidos durante 4 anos.


Qual são os procedimentos a tomar para o visto de estudante F-1?



Você tem que ir até a sua agência de intercâmbio fazer, a matrícula da sua escola nos EUA, diante disso a escola de manda-rá um formulário chamado I-20  (esse formulário demora cerca de 4 semanas para chegar). Depois vai ao site http://www.visto-eua.com.br para pagar a taxa de aquisição da senha usada no agendamento da entrevista, se eu me lembro essa taxa custa R$38,00. Quando o formulário I-20 chegar corra e agente logo sua entrevista.


( Exemplo: Formulário I-20 )

Após o pagamento da taxa de aquisição da senha e agendamento da entrevista você tem que pagar um taxa chamada SEVIS, que todo estudante do visto F-1 tem que pagar, que custa US$200,00 (ele é paga pela internet, tem que ser paga com cartão internacional). Uma história engraçada foi para mim pagar a taxa sevis, porque para pagar tem que ter cartão internacional e eu não tinha, fiquei correndo atrás de pessoas e parentes para pagar a taxa para mim. E depois de correr e correr atrás de alguém eu fiquei sabendo que meu irmão tinha um cartão internacional, como eu rir quando eu soube disso, e claro que paga pelo cartão dele. Site para pagar a taxa sevis https://www.fmjfee.com/i901fee/ imprima o comprovante da taxa sevis para apresentar no dia da entrevista.


Temos uma outra taxa do consulado americano que tem que ser paga em qualquer agência do banco cintibank, essa outra taxa custa US$ 131, no dia que você for pagar a taxa no banco basta levar o passaporte. Após o pagamento no cintibank eles te darão o comprovante de pagamento, sem esse comprovante você não consegue entrar no consulado (leve o comprovante no dia da entrevista). 
Comprovante da taxa do Cintibank

Após é só preencher o formulário DS-160, que será necessário no dia da entrevista https://ceac.state.gov/genniv/ o formulário tem que ser preenchido 2 dias antes da sua entrevista. Após o preenchimento completo do formulário, você precisa imprimir a página de confirmação do DS-160 para levar no dia da entrevista.


Quais são os documento para levar no dia da entrevista?

Outros documentos que comprovaram que você tem intensão de voltar para o Brasil, e que sempre são bom levar como por exemplo: extrato bancário (seu ou da pessoa que irá arcar com os custos), comprovante de residência, declaração do imposto de renda (seu ou da pessoa que irá arcar com os custos), comprovante do curso que irá fazer nos EUA, formulário I-20 original, documento do carro (ou de alguma posse em seu nome, que possa comprovar que você possui bens no país), carteira de trabalho/comprovante de matrícula (ou boleto) em alguma escola/faculdade brasileira, e qualquer outra coisa que você considere importante levar que possa ajudar.

E os outros documentos são os formulários e comprovante de pagamento das taxas:
  1. Passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir do dia da viagem;
  2. Cópia de visto anteriormente emitidos;
  3. Formulário DS-160 preenchido eletronicamente e depois impresso, ele precisa ser preenchido com pelo menos de 2 dias de antecedência da data da entrevista;
  4. Uma foto tirada nos últimos 6 meses (5cm x 7cm).
  5. Recibo do pagamento do Citibank contendo a autenticação mecânica original do banco para comprovar que a taxa de requerimento, do visto foi paga;
  6. Recibo de pagamento da taxa SEVIS (exclusivo para visto de estudante), o pagamento dessa taxa pode ser feito online com cartão de crédito internacional e o comprovante oficial de pagemento chegará por correio dentro de uma ou duas semanas, mas de qualquer forma, imprima e leve o comprovante de pagamento que você receberá por e-mail.
Meu visto. Obs: tive que prender o cabelo.
Próximo post contarei sobre o meu processo para tirar o visto e a entrevista .

Nenhum comentário:

Postar um comentário